terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PISA - Programme for International Student Assessment

Foi recentemente divulgado mais uma rodada do exame internacional que compara o desempenho de estudantes em leitura e matemática, o PISA - Programm for International Student Assessment. Os resultados do Brasil voltaram a melhorar depois de uma queda no triênio 2003-2006.

O estudo é organizado pela OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e conta com mais participantes além dos países membros. O Brasil já participa há quatro rodadas e a avaliação é realizada uma vez a cada três anos desde 2000. Foi um progresso muito importante para o Brasil ter solicitado sua participação, a lista de países participantes convidados só ampliou após os primeiros exames, começou com 43, teve uma pequena queda para 41 em 2003, e hoje conta com 65 países participantes. Atualmente o PISA é um tremendo sucesso, servindo para nortear tantos os estudos de pesquisa educacional, quanto as políticas públicas dos países.

Fonte: http://www.oecd.org/pages/0,3417,en_32252351_32236130_1_1_1_1_1,00.html


São avaliados alunos de 15 anos de idade (idade correspondente ao nosso início de ensino médio) e confrontados na pesquisa diversos fatores do desempenho educacional dos estudantes, através de um questionário. Além disso, é utilizada uma escala que permite a comparabilidade dos escores ao longo dos anos.

Um dos maiores desafios agora é como fazer uso dessas informações de modo a direcionar as políticas públicas de forma a manter uma evolução contínua dos ganhos escolares e do aprendizado. Para isso o Brasil conta também com suas próprias avaliações de proficiência como a prova do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e o sistemas estaduais (tal como o SIMAVE de Minas Gerais).



Sabemos que o ensino no Brasil é desigual e lento (difícil assimilação do conhecimento), esse fato é réplica das desigualdades existentes no país. O sumário executivo da OCDE de 2006 aponta que 46,6% da variância das notas é devida a diferença intra escola (ou seja entre alunos de uma mesma escola), 41,4% da variância é entre escolas, características de escolas diferentes, determinando diferença no resultado final. Os 12% restantes são da variância não explicadas pelo modelo.

Resultados do Exame de Leitura (média dos países)

1 China (Xangai) * 556
2 Coreia 539
3 Finlândia 536
4 China (Hong Kong) ** 533
5 Cingapura 526
6 Canadá 524
7 Nova Zelândia 521
8 Japão 520
9 Austrália 515
10 Holanda 508
11 Bélgica 506
12 Noruega 503
13 Estônia 501
14 Suíça 501
15 Polônia 500
16 Islândia 500
17 Estados Unidos 500
18 Liechtenstein 499
19 Suécia 497
20 Alemanha 497
21 Irlanda 496
22 França 496
23 Taiwan 495
24 Dinamarca 495
25 Reino Unido 494
26 Hungria 494
27 Portugal 489
28 China (Macau)** 487
29 Itália 486
30 Letônia 484
31 Eslovênia 483
32 Grécia 483
33 Espanha 481
34 República Tcheca 478
35 Eslováquia 477
36 Croácia 476
37 Israel 474
38 Luxemburgo 472
39 Áustria 470
40 Lituânia 468
41 Turquia 464
42 Emirados Árabes Unidos 459
43 Rússia 459
44 Chile 449
45 Sérvia 442
46 Bulgária 429
47 Uruguai 426
48 México 425
49 Romênia 424
50 Tailândia 421
51 Trinidad e Tobago 416
52 Colômbia 413
53 Brasil 412
54 Montenegro 408
55 Jordânia 405
56 Tunísia 404
57 Indonésia 402
58 Argentina 398
59 Casaquistão 390
60 Albânia 385
61 Qatar 372
62 Panamá 371
63 Peru 370
64 Azerbaijão 362
65 Quirguistão 314

*Municipalidade autônoma
**Regiões administrativas especiais

Fonte: http://www.oecd.org/dataoecd/34/60/46619703.pdf




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